quarta-feira ,21 fevereiro 2018
Home / Noticias / Alimente-se bem para brincar o carnaval

Alimente-se bem para brincar o carnaval

Já é carnaval e para aproveitar bem a festa é preciso boa disposição.

Para brincar e dançar em blocos de carnaval despende-se muita energia, além de ser necessária uma boa recuperação.

Para cair na folia é preciso cuidar do que se come antes, durante e depois da festa.

Aliás, não é só o que se come, mas o que se bebe também.

 

zz

O QUE SE COME

Antes de sair de casa é preciso ingerir um bom prato de comida. Opte por alimentos simples e de fácil digestão como arroz com legumes ou uma massa com molho de tomates frescos, salada variada e carne magra cozida ou assada sempre acompanhando. Assim você já se garante com antecedência.

Não pode faltar uma boa dose de carboidrato, pois este é o nutriente que nos fornece energia. Porém, é preciso ficar atento à qualidade dos alimentos escolhidos.

Boas fontes de carboidratos são as raízes como mandioca, batata doce, mandioquinha salsa, batata, cará e inhame que são alimentos muito saudáveis até por causa do bom índice glicêmico, que favorece uma liberação de energia ao organismo de forma gradual e isso é muito eficiente.

Estes podem compor um prato de legumes assados ou refogados, nhoque de batata inglesa ou batata doce, purê de inhame e batata, mandioca cozida, etc.

Também as frutas são boas fontes de carboidratos e estas podem fazer parte da sobremesa.

Ingerir proteínas vindas de carne, ovos, frango e até de vegetais, também é preciso.

É importante lembrar que devem ser alimentos pouco gordurosos para que você tenha uma boa digestão e por isso é melhor evitar frituras, carnes, molhos e queijos muito gordurosos, assim como é bom evitar alimentos industrializados que contenham muito sódio, entre outros aditivos químicos.

É melhor comer em casa para garantir a boa qualidade da comida. Mas se tiver que comer fora, escolha bem o lugar e cuidado fiquem sempre muito atento, ao comer refeições servidas em barracas de rua. Observe os cuidados de higiene e de temperatura, por exemplo, cuidado com alimentos fora da refrigeração necessária, para não correr o risco de uma toxinfecção alimentar, dessas adquiridas através do consumo de alimentos contaminados por bactérias ou toxinas.

Um alimento pode até estar bom para o consumo, mas o fato de ficar por muito tempo fora da temperatura ideal, poderá acarretar problemas muito sérios. Não vale a pena correr este risco, pois as consequências podem ser náusea, vômito, diarreia e isso pode acabar com o seu carnaval.

 

O QUE SE BEBE

Mantenha-se hidratado antes, durante e após a festa.

Estes são dias muito quentes de verão e só isso já justifica que não se pode descuidar da hidratação.

Água deve ser ingerida aos golinhos, ao longo do dia, mas na hora da festa de carnaval ainda mais, afinal de contas se perde muito líquido através da transpiração e isto deve ser reposto.

Água de coco também é uma boa opção para repor líquidos, assim como sucos de frutas, que têm vitaminas e minerais importantes.

 

Se tiver bebida alcoólica

Não há uma dose recomendada para o consumo de álcool e a melhor opção é não beber. Aos maiores de idade, se decidirem beber, é melhor não abusar.

Portanto, se consumir, que seja o mínimo possível, sem esquecer de se alimentar antes, e sempre acompanhado pelo consumo de água, visto que o álcool promove desidratação do organismo.

Se beber demais

Para auxiliar na recuperação, aumente a ingestão de água e, principalmente, evite tomar álcool novamente.

Um alerta importante é que se tiver sintomas de ressaca não tome remédio aleatoriamente, faça melhor, procure um médico para fazer a coisa certa, pois há remédios que, em associação com álcool podem trazer mais danos ainda para o fígado.

Energéticos

Estas bebidas podem conter doses elevadas de cafeína e isso pode aumentar a diurese e frequência cardíaca, principalmente quando ingerida em excesso, gerando danos ao organismo. Portanto, cuidado.

DESCANSE O SUFICIENTE

Procure dormir bem antes e após a festa para recuperar a energia.

Aproveite o carnaval, mas não descuide de sua saúde!!.

Você pode Gostar de:

zm3

Outra morte em acidente de moto em Parnaíba

Compartilhe no WhatsAppUm homem sofreu acidente em uma moto e morreu ao colidir contra a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *